O Enfermeiro da Noite (2022)
Categorias
O Enfermeiro da Noite (2022)

O Enfermeiro da Noite (The Good Nurse) é baseado em uma história real, adaptando o livro The Good Nurse: A True Story of Medicine, Madness, and Murder (2013), de Charles Graeber. Inesperadamente, uma enfermeira suspeita que o colega é responsável por uma série de mortes misteriosas e arrisca a própria vida em busca da verdade.

 

Quem são os personagens?

De um lado temos Amy Loughren (Jessica Chastain), enfermeira que trabalha nos exigentes turnos da noite na UTI do Hospital Somerset Medical Center, em Nova Jersey, no início dos anos 2000. Do outro, temos um Novo Enfermeiro da Noite, aparentemente atencioso e simpático chamado Charles Cullen (Eddie Redmayne), que chega para ajudá-la devido à sobrecarga de trabalho.  

 

Pode ver sem medo?

O filme narra parte da macabra e demoníaca trajetória de Cullen, a partir da perspectiva de Amy Loughren. Além de dedicada enfermeira, é também uma mãe solo que desenvolveu uma profunda amizade com o misterioso colega de trabalho.

Charles Cullen percorreu diversos hospitais do estado de Nova Jersey, deixando para trás um misterioso rastro de silenciosas e inexplicáveis mortes de pacientes. Por isso, acredita-se que Cullen tenha matado mais de 400 pessoas ao longo de seus 16 anos trabalhando em diversos hospitais.

O filme mostra como Amy ajudou a parar os assassinatos denunciando seu colega para a equipe de investigação. Charles nunca ofereceu uma motivação convincente para seus crimes.

Amy e suas filhas
Amy e suas filhas

Aliás, as atuações de Jessica Chastain e Eddie Redmayne são muito convincentes. Especialmente, Jessica, que no papel de Amy, nos mostra as dificuldades de uma mãe solteira que precisa lidar com desafios extremos, no trabalho e em casa, onde inevitavelmente acaba precisando lidar com muitos dilemas pessoais. Também estão presentes algumas críticas sociais, como ao sistema de saúde americano. Enfim, são muitos os pontos em que o roteiro nos convida a refletir em questões muitas vezes espinhosas, como a delicada situação dos hospitais, que de forma geral, não deixam de ter também sua parcela de culpa, permitindo que o enfermeiro circule impune.

Em resumo, O Enfermeiro da Noite é bom, especialmente se analisado pelo lado da história real envolvida. No entanto, acho que o roteiro poderia ter abordado com mais profundidade a personalidade sinistra de Cullen, revelando mais detalhes de suas ações até ser descoberto.

 

Curiosidades:

  • Amy Loughren agora está morando em DeLand, Flórida, com suas duas filhas, onde ela busca uma vida de espiritualidade após o caso de assassinato.

 

Avaliações:

IMDB – 6,9

Rotten Tomatoes – 81%

 

Onde assistir?

O filme está na Netflix com 2h1min de duração.