Raymond & Ray acompanha a história dos meios-irmãos Raymond e Ray que se reencontram quando o pai ausente deles morre, em seguida descobrem que o último desejo do pai era que eles cavassem a sepultura dele. Juntos, eles refletem sobre quem se tornaram como homens, tanto por causa do pai, quanto apesar dele.
Quem são os personagens?
Estrelado por Ewan McGregor e Ethan Hawke são os irmãos Raymond e Ray que depois de anos afastados, com bom humor, encontram no funeral do pai a chance de se reinventarem. Junto a McGregor e Hawke, estão no elenco: Maribel Verdú (Now and Then - O Segredo que nos Une, Branca de Neve) e Sophie Okonedo (Slow Horses, Morte no Nilo).
Pode ver sem medo?
Raymond & Ray segue os meios-irmãos que viveram na sombra de um pai terrível. De alguma forma, eles ainda têm senso de humor, e seu funeral é uma chance para eles se reinventarem.
Rodrigo García, diretor e roteirista do longa, admite que o seu texto foi só a base para a dupla construir a dinâmica única de irmãos: "Minha parte do trabalho era revelar um pouco da atitude que eles têm um com o outro, como eles lidam um com o outro."
A comédia sombria apresenta luto, dor, loucura e muitos aprendizados sobre o que significa ser um homem. Raymond tem mais de uma ex-mulher; Ray costumava ser um viciado; O pai era um idiota e, quando morre, Ray decide ir ao funeral mais por seu irmão do que por seu pai, afinal Raymond não pode dirigir por causa de uma carteira suspensa. Assim, os dois partem para conhecer as pessoas que povoaram o último capítulo da vida do pai.
Nesse meio tempo, eles descobrem que todos conheciam um homem muito diferente daquele que era tão manipulador com seus filhos. Tanto que, basicamente lhes deu o mesmo nome apenas para mexer com eles e ainda os fez cavar a cova para enterrá-lo.
Raymond & Ray traz muitos tabus a serem discutidos, por exemplo: como reagir a morte de pessoas que não nos importamos? Somos definidos pelos nossos pais? Nessa pegada, McGregor e Hawke atuam de maneira brilhante, mostrando como cada filho carrega seus fantasmas da infância e como isso os afeta até a vida adulta. Apesar de não haver uma conclusão explícita, fica claro o quanto ainda os traumas que carregam irão influenciá-los.
Curiosidades:
- O filme teve sua estreia mundial no Festival Internacional de Cinema de Toronto de 2022 em 12 de setembro.
-
O diretor Rodrigo García trabalhou como operador de câmera em Grandes Esperanças (1998), estrelado por Ethan Hawke.
Avaliações:
IMDB – 6,2
Rotten Tomatoes – 44%
Onde assistir?
Raymond & Ray está na Apple TV com 1h 45min de duração.
Quero ver hoje, depois volto para comentar
Filme lindo, cheio de sentimentos e gatilhos.
As cenas no cemitério são as melhores.
” É agora que a gente se abraça?”
Com certeza, nos faz pensar muito! Todos em algum momento da vida já passaram ou passarão pelo luto! Diferentes sentimentos e reações! Essa frase é muito boa!!!!!!