Nada de Novo no Front (2022)
Categorias
Nada de Novo no Front (2022)

Nada de Novo no Front (Im Westen nichts Neues), o filme alemão da Netflix, conta a emocionante história de um jovem soldado alemão no front da Primeira Guerra Mundial. O longa é baseado no livro de Erich Maria Remarque, um clássico pacifista escrito em 1929. Paul e seus companheiros experimentam em primeira mão como a euforia inicial da guerra se transforma em desespero e medo enquanto lutam por suas vidas.

 

Quem são os personagens?

O filme é estrelado por Daniel Brühl como Matthias Erzberger, o homem que assinou o armistício com as exigências do General Ferdinand Foch (Thibault de Montalembert). E pelo grupo dos adolescentes Felix Kammerer como Paul Baumer e seus amigos Albert (Aaron Hilmer) e Muller (Moritz Klaus), que se alistam voluntariamente no exército alemão.

 

Pode ver sem medo?

Nada de Novo no Front poderia ser só mais uma adaptação de guerra seguindo os moldes de Hollywood, mas não, ele é primoroso. Ao passo que os filmes de guerra, normalmente, mostram o lado vencedor, com seus heróis gloriosos, Nada de Novo no Front traz a visão do lado oprimido. Não, a guerra não é heroica, tão pouco gloriosa, ela é suja, cruel e sombria.

Isso fica claro durante a transformação do jovem Paul Baumer, que movido pelos discursos ufanistas se alista no exército alemão junto com seus amigos. Portanto, ao iniciarem essa jornada estão convictos que lutarão uma batalha legítima que é deles também, movidos por palavras idealistas e discursos bonitos.

Ao longo do filme percebemos a perda da inocência desses jovens soldados. A narrativa mostra, de forma lenta e pesada, a realidade nua e crua de uma guerra: estar em alerta constante! Afinal, Baumer e seus companheiros estão presos em uma das tantas trincheiras do front ocidental, enquanto esperam poder avançar sem serem massacrados pelo inimigo à frente. Sendo obrigados a cometerem atos impensados, acabando com a esperança de uma volta para casa.

 

Baumer com arma em punho.

Baumer e seus companheiros em luta na trincheira.

 

Nada de Novo no Front apresenta o contraste entre a realidade de quem está no campo de batalha e a segurança dos senhores da guerra, enquanto os soldados bebem água suja e lutam pelo que comer, os generais esbanjam banquetes em seus gabinetes. Por fim, quem planeja a guerra não está no campo de batalha sujeito a tiros e nem disposto a morrer por ela.

Esse é um filme que, com certeza, vale muito a pena assistir! Mesmo tantos anos depois se mostra atual e necessário, pois vemos tantas pessoas imbuídas em entrar em batalhas que não são delas. Lutando por ideais que só favorecem aos poderosos. 

 

Curiosidades:

  • Apresentação oficial da Alemanha para a categoria 'Melhor Longa-Metragem Internacional' do 95º Oscar em 2023.

  • Esta é a terceira versão desta história. Os outros dois são a renomada versão vencedora do Oscar de Melhor Filme de Nada de Novo no Front (1930), de Lewis Milestone, e a versão menos conhecida de 1979, de Delbert Mann.

  • Este também é considerado o filme alemão mais caro da história da Netflix.

  • O título, "All Quiet on the Western Front", refere-se ao final do romance em que o filme é baseado, onde o leitor é informado de que o único relatório naquele dia foi "não havia nada de novo para relatar na Frente Ocidental".

 

Avaliações:

IMDB – 7,9

Rotten Tomatoes – 91%

 

Onde assistir?

Nada de Novo Front está na Netflix com 2 h 28 min.

2 thoughts on “Nada de Novo no Front (2022)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *