O Telefone Preto (The Black Phone) fala de um menino de 13 anos que após ter sido raptado por um assassino de crianças e trancado num porão à prova de som, então começa a receber chamadas num telefone desligado das vítimas anteriores do assassino.
Quem são os personagens?
Ethan Hawke interpreta o "Grabber", um serial killer. Ainda como personagens centrais temos Mason Thames e Madeleine McGraw, como os irmãos Finney e Gwen e o pai deles Terrence, interpretado por Jeremy Davies.
Bem como, Miguel Cazarez Mora como Robin e os detetives Wright e Miller, interpretados por E. Roger Mitchell e E. Roger Mitchell.
A História
Finney, um tímido mas inteligente garoto de 13 anos, é sequestrado por um assassino sádico e preso em um porão à prova de som onde gritar é de pouca utilidade. Quando um telefone desligado na parede começa a tocar, Finney descobre que pode ouvir as vozes das vítimas anteriores do assassino. E eles estão decididos a garantir que o que aconteceu com eles não aconteça com Finney.
Enquanto isso, sua irmã Gwen tem sonhos que indicam o lugar onde ele pode estar e corre contra o tempo para tentar ajudar os detetives Wright e Miller a ajudar o irmão. Finney continua a fazer tentativas para escapar que apenas falham, até que uma das vítimas do serial killer fala sobre um plano que finalmente poderia levar Finney à liberdade.
Pode Ver Sem Medo?
Ambientando nos anos 70 em Denver, O Telefone Preto, com sua película vintage, mostra logo de cara que não irá focar só no terror e tão pouco no serial killer.
Do mesmo diretor de Doutor Estranho, Scott Derrickson, o filme é uma adaptação de um conto de Joe Hill, a história de um serial killer com elementos sobrenaturais que conduzem a trama. Ethan Hawke, sem dúvida, dá um show de interpretação, mesmo passando o tempo todo com a máscara de demônio que cobre partes de seu rosto. Sua atuação com as mudanças de vozes, risadas macabras e linguagem corporal fazem toda a diferença, com efeito no clima do filme.
Contudo, são as crianças que brilham, a atuação dos irmãos Finney e Gwen e de Robin são marcantes e fundamentais. O filme tem como pano de fundo os abusos de um pai alcoólatra, bullying entre as crianças na escola e, além disso, a clarividência precoce de Gwen que a faz terem diálogos interessantes com Jesus.
Nesse sentindo, é Gwen que lidera a investigação policial enquanto as vítimas anteriores se comunicam com Finney enquanto ele está nas garras de um assassino. É essa semelhança de um sistema de apoio de criança para criança na ausência de adultos confiáveis que torna "The Black Phone" mais do que uma simples história de terror.
Derrickson e Cargill elaboram uma narrativa diferenciada e multifacetada que pega elementos de terror e os apoia com uma discussão atenta dos ciclos de abuso, trauma e o vínculo da juventude. Enfim, é uma história que vale a pena ser vista, com a mente aberta!
Curiosidades:
- O filme foi adiado de seu lançamento inicial em janeiro de 2022 para junho de 2022 devido a exibições de pré-visualização inesperadamente excelentes. Assim que Blumhouse percebeu o quão boas foram as primeiras reações, eles deram uma data de lançamento para o verão.
- As conversas de Finney com as crianças desaparecidas ao telefone foram filmadas com Mason Thames falando com os outros atores ao telefone.
- O Grabber usa várias máscaras assustadoras ao longo do filme, cada uma expondo diferentes partes de seu rosto. As máscaras foram projetadas pelo lendário maquiador protético Tom Savini.
- O Grabber usa balões pretos para sequestrar suas vítimas. Isso lembra a pintura que a filha faz na parede de seu quarto em A Entidade (2012) também estrelado por Ethan Hawke.
Avaliações:
IMDB – 6,9
Rotten Tomatoes – 83%
Onde assistir?
O Telefone Preto tem 1h43min e está na AppleTV para alugar.