Vulcão Whakaari - Resgate na Nova Zelândia é um filme documental com a direção de Rory Kennedy sobre a erupção vulcânica da White Island em 2019, na qual 22 vidas foram perdidas, com imagens detalhadas, relatos de sobreviventes e das equipes de resgate.
A História
Com um exame minucioso da erupção vulcânica Whakaari / White Island de 2019, na qual 22 vidas foram perdidas, o filme narra visceralmente um dia em que pessoas comuns foram chamadas a fazer coisas extraordinárias, colocando esse trágico evento dentro do contexto mais amplo da natureza, resiliência, e o poder de nossa humanidade compartilhada.
Sobre o Vulcão
Whakaari (também conhecida como Ilha Branca) é uma pequena ilha na Baía de Plenty e é um estratovulcão ativo; ou seja, um vulcão formado por muitas camadas de lava de erupções ao longo dos anos. Nos anos 80, entrou em erupção várias vezes, e uma grande erupção em 2000 causou uma grande cratera.
Erupções menores, mas não insignificantes, registradas em 2012, 2013 e 2016, foram relevantes para mostrar a atividade do vulcão.
Whakaari, de propriedade privada da família Buttle desde 1936, era uma excursão popular para turistas, 10.000 dos quais visitavam a cada ano. Eles chegaram de barco e helicóptero de vários operadores turísticos para explorar a ilha e fizeram uma caminhada guiada ao redor da boca da cratera.
(Fonte: aodisseia.com)
Pode Ver Sem Medo?
Vulcão Whakaari é um excelente documentário, com uma mescla de imagens reais e depoimentos dos envolvidos no acidente. Assim como a cronologia, que é muito bem construída, permitindo entender cada passo dos acontecimentos.
Toda história real já carrega em si uma emoção diferente, todavia, se tratando de um desastre, traz o peso da dor física e emocional e das perdas de cada envolvido.
À primeira vista, o impulso nos faz julgar: "também, loucura isso que fizeram"! Então, a empatia vai tomando o seu lugar e sofremos juntos com cada detalhe dessa história de coragem e sobrevivência.
Com o lançamento de rochas, cinzas e fumaça, muitas pessoas ficaram queimadas e outras morreram. Ainda assim, com toda a dor que sentiam, as pessoas tiveram coragem em agir rápido e conseguir ajuda.
Assim, chegamos ao final do documentário com lágrimas pela dor que sofreram e com a certeza do valor das relações humanas.
Curiosidades:
-
No desastre, vinte e duas pessoas morreram, mas apenas vinte corpos foram recuperados.
-
A adolescente australiana Winona Langford e o guia neozelandês Hayden Marshall-Inman - ainda estão desaparecidos, apesar das repetidas buscas terrestres e marítimas. Acredita-se que seus corpos estejam na água.
- A ilha continua fechada para turistas.
Avaliações:
IMDB – 7,4
Rotten Tomatoes – 87%
Onde assistir?
Vulcão Whakaari está na Netflix com 1h38min.
Excelente documentário!