Fuga de Cabul (Escape from Kabul) é um documentário que apresenta imagens de arquivo nunca antes vistas do confronto histórico no aeroporto de Cabul, desde a retirada das tropas dos EUA do Afeganistão até a subsequente evacuação de cidadãos afegãos depois que o Talibã tomou a cidade.
Personagens
O documentário é dirigido e produzido por Jamie Roberts.
Conta com depoimentos de militares envolvidos na operação, cidadãos afegãos evacuados e locais e ainda com integrantes do Talibã.
A História
O documentário se desenrola ao longo de 18 dias históricos em agosto de 2021, desde a retirada dos EUA do Afeganistão até a subsequente evacuação de dezenas de milhares de cidadãos afegãos do aeroporto de Cabul após o Talibã tomar a cidade.
Imagens chocantes e inéditas do filme mostram a provação que os cidadãos afegãos enfrentaram esperando para passar pelos portões do aeroporto, passando dias a fio no calor de Cabul sem acesso a comida ou água.
À medida que as multidões ficavam cada vez mais desesperadas para partir, uma trágica sequência de eventos se desenrolou, incluindo um devastador ataque suicida que o grupo Estado Islâmico disse ter realizado, matando 13 militares dos EUA e mais de 170 civis afegãos.
Pode Ver Sem Medo?
As histórias e filmagens serão familiares para qualquer um que assistiu alguma notícia em algum jornal naquele mês de agosto. Ouvimos falar de fuzileiros navais que estavam no aeroporto; de afegãos que saíram e não saíram; e de membros do Talibã que se mudaram para Cabul.
Assim foi o episódio da retirada das tropas dos EUA do Afeganistão, para nós, aqui, uma notícia que logo sumiu da mídia. Enquanto lá, o inferno continou por dias e dias.
Sendo assim, o documentário se torna um conteúdo obrigatório, fala-se do tamanho esmagador da multidão e das condições precárias do aeroporto. Enquanto os militares relatam as dificuldades logistícas em vários aspectos. Assim também, afegãs como Hasina Safi, então ministra interina do país para assuntos femininos, e Malalai Hussainy, uma estudante universitária do primeiro ano na época, discutem seus medos de brutalidade e falta de educação para as mulheres sob a liderança do Talibã.
Em contrapartida, temos os relatos de alguns talibãs que parecem se divertir com o ocorrido. O que nos deixa chocados ao ver esse outro lado da história. Enquanto alguns deles, também se mostraram indignados com a situação precária e de desespero dos que ali estavam.
Enfim, o documentário apresenta uma linha do tempo clara e transmite os sentimentos conflitantes que os afegãos tinham sobre deixar suas casas e que as tropas americanas tinham enquanto tentavam manter o controle da situação.
Embora existam muitos fatores políticos envolvidos, fato é que, o Talibã venceu, e parece que 20 anos de guerra foram em vão no final.
Curiosidades:
-
Um filme mais robusto, seguindo essas testemunhas ao longo de vários anos, ainda está esperando para ser feito.
-
Apresentado no Festival de TV de Edimburgo.
Avaliações:
IMDB – 7,6
Rotten Tomatoes – 100%
Onde assistir?
Fuga de Cabul está na HBO Max com 1h13min.
One thought on “Fuga de Cabul (2022)”