A Lição (The Glory) é um K-drama sobre vingança! Anos depois de sobreviver a abusos horríveis no ensino médio, uma mulher coloca em ação um elaborado esquema de vingança para fazer os perpetradores pagarem por seus crimes.
YouTube
Personagens
No papel da vítima Moon Dong Eun, que vira carrasca, está a atriz coreana Song Hye-kyo.
Seus agressores, liderados pela cruel Park Yeon-jin (Lim Ji-yeon).
- Lee Sa-Ra (Kim Hieora)
- Son Myeong-o (Kim Gun-woo)
- Choi Hye-Jeong (Joo-Young Cha)
- Jeon Jae-Jun (George Tsai)
Yeo-Jung (Do-Hyun), um jovem cirurgião plástico com uma queda pela protagonista, que, ao saber do assédio que sofreu, decide ingressar no seu plano de vingança.
A Sra. Kang Hyun-Nam (Yeom Hye-ran), uma parceira na vingança fenomenal.
A História
Em seus dias de colégio, Moon Dong Eun sonhava em se tornar uma arquiteta. No entanto, graças a sofrer um ataque brutalmente violento de seus colegas, Moon Dong Eun é forçada a abandonar a escola.
Anos depois, a líder do grupo se casa, tem uma filha e frequenta a mesma escola primária onde Moon Dong Eun agora trabalha como professora de sala de aula. Depois de anos tramando, Moon Dong Eun começa seu plano de vingança contra seus ex-colegas e os que deixaram isso acontecer.
Pode Ver Sem Medo?
Quanto sangue frio e paciência alguém precisa ter para aguardar quase 20 anos por justiça? Se esse alguém for oriental já é meio caminho andado e ainda por cima com uma inteligência peculiar para arquitetar um plano perfeito, poderiam se passar mais 20 anos para ela!
A escritora Kim Eun-sook quer que os espectadores fiquem chocados com o que Moon Dong-eun passou para comprar seu complexo plano de vingança. Precisamos aceitar o fato de que Dong-eun fez disso o propósito de sua vida para obter essa vingança, mesmo que pareça irreal que seus algozes possam escapar impunes literalmente desfigurando alguém bem sob os olhos da administração da escola.
A série mostra o desastre emocional que o bullying pode ocasionar, principalmente na fase escolar. Pode parecer exagero a forma que se desenvolve, mas ao saber que um incidente semelhante já aconteceu, percebemos do que o ser humano é capaz. E você pode pensar, com o tempo as pessoas crescem e mudam, mas às vezes elas simplesmente se consolidam como seres desprezíveis. Visto que os adultos que sabiam se omitiram.
Surpreendentemente, a história vai se revelando pouco a pouco, como um quebra-cabeça que depois de montado tudo fará sentido! Assim, o elenco e o roteiro se sustentam até o fim!
É impossível não ver um episódio atrás de outro, a forma que o plano perfeito de Dong Eun vai se revelando é fascinante, tudo cuidadosamente pensado, sem deixar nenhum detalhe de fora!
Além da forma como Yeo-Jung, o cirurgião, se encaixa nessa história, é brilhante!
Por fim, sem mais delongas e sem spoiler, assistam, rápido!!! Corram e me digam se não valeu a pena!!!!
Comentários aleatórios:
Preciso dizer 2 coisas que me incomodaram muito: a forma como as atrizes riem, parecem bruxas em histórias infantis, e eles GRITAM demais ao falar!!! Somente um adendo que não atrapalha na história, mas achei bizarro rsrsrsrs.
Destaque para a personagem da Sra. Kang, simplesmente sensacional! Que atuação!!
Curiosidades:
- Go é um jogo de tabuleiro de estratégia abstrata para dois jogadores em que o objetivo é cercar mais território do que o adversário. O jogo foi inventado na China há mais de 2.500 anos e acredita-se ser o mais antigo jogo de tabuleiro jogado continuamente até os dias atuais.
- A cobra no episódio 12 é uma cobra real e não gerada por computador.
- Na Elle Korea, Song Hye Kyo refletiu sobre as filmagens desta série e mencionou uma fala em particular que a enfureceu. Quando Dong-eun reaparece na vida de seus agressores, a resposta imediata deles é "nós a tratamos com tanta severidade?" Song Hye Kyo: "Eles não estavam dizendo isso porque estavam arrependidos, mas porque era simplesmente uma memória que não era importante o suficiente para eles", explicou ela. "Embora tenham infligido tanta dor e sofrimento, os perpetradores não sentiram nada."
- Mencionado em um artigo (Time.com): Muitos dos detalhes perturbadores são baseados em um incidente da vida real que ocorreu em 2006, em uma escola para meninas em Cheongju, Coréia. Nesse caso, três meninas da nona série intimidaram sua colega de classe por um período de 20 dias, inclusive queimando sua pele com uma varinha de ondulação.
Avaliações:
IMDB – 8,1
Rotten Tomatoes – 83%
Temporadas
Série com 16 episódios na 1ª Temporada.
Onde assistir?
A Lição está na Netflix.