Wham! - Através de entrevistas e imagens de arquivo, George Michael e Andrew Ridgeley revivem o arco de sua carreira como Wham, dos melhores amigos dos anos 70 aos ícones pop dos anos 80.
Personagens
George Michael (ele mesmo)
Andrew Ridgeley (ele mesmo)
A História
Em 1982, os melhores amigos e ainda adolescentes - George Michael e Andrew Ridgeley como WHAM! partiu para conquistar o mundo. Em junho de 1986, eles fizeram seu último show no Estádio de Wembley, tendo feito exatamente isso. Agora, pela primeira vez, contada em suas próprias palavras, a incrível história de como em quatro anos eles dominaram as paradas em todo o mundo com canções pop clássicas e atemporais.
Pode Ver Sem Medo?
Baseando-se em extensos áudios de entrevistas com Ridgeley e Michael, o diretor Smith coloca os dois na posição de narrar sua própria história, que é incrementada por uma variedade de filmes e vídeos caseiros, aparições na TV, filmagens de shows e bastidores.
Se você curtiu e curte as músicas de George Michael ou é um Wham! aficcionado e se você tem apenas um conhecimento superficial da banda e de sua música, este é o único documentário sobre eles que você precisará ver.
O documentário segue um caminho cronológio, desde que Ridgeley e Michael se conheceram, com 11-12 anos, até o início da carreira solo de George, mostrando toda a trajetória em detalhes.
Como fã das músicas dos anos 80, poder acompanhar a ascenção de uma banda do início ao fim, nos dá uma visão mais humanizada desses astros que geralmente só enxergamos pelos olhos da mídia e depois de prontos!
Ver o "nascimento" de sucessos como Careless Whisper, Wake Me Up Before You Go-Go e Last Christmas com todas as dificuldades e genialidade envolvidas é algo que só veremos aqui!
Aprendemos como Michael se assumiu para Andrew, que manteve o segredo para seu amigo até que George anunciou publicamente que era gay em 1998, muito depois que a banda se separou. E como foi difícil Michael lidar com esse segredo. Acompanhamos a ascendência da dupla ao estrelato na Grã-Bretanha e mais tarde nos Estados Unidos - e testemunhamos seu impacto global quando eles fizeram uma visita histórica de 10 dias à China em 1985. E quando Elton John apresentou George para cantar "Don't Let the Sun Go Down On Me" no Live Aid em 1985, consagrando George para o mundo.
Os bastidores de uma banda de sucesso nem sempre são flores, mas algo que esses dois jovens souberam preservar foi a verdadeira amizade que eles tinham, o respeito e o cuidado um com o outro, o que é algo muito raro de se ver. Além da persistência, o acreditar no seu potencial e nos seus sonhos, mesmo que muitos digam o contrário. Só se vence se tentar e insistir no que se quer.
O documentário termina com a dupla realizando um show de despedida para 72.000 pessoas no Estádio de Wembley, em Londres, em 28 de junho de 1986. Sabemos que George teve grande sucesso como artista solo, vendendo mais de 120 milhões de discos, antes de morrer aos 53 anos em 2016. Sabemos então que, durante anos na década de 1980, ninguém brilhou mais do que Wham!
Curiosidades:
- Wham! foi uma das bandas pop de maior sucesso comercial da década de 1980. Eles acabaram vendendo mais de 30 milhões de discos certificados em todo o mundo entre 1982 e 1986.
- O vídeo de "Last Christmas" e as tomadas foram dirigidos por Andy Morahan, que trabalhou extensivamente com George Michael.
Avaliações:
IMDB – 7,8
Rotten Tomatoes – 91%
Onde assistir?
Wham! está na Netflix.