Toda Luz Que Não Podemos Ver (2023)
Categorias
Toda Luz Que Não Podemos Ver (2023)

Toda Luz Que Não Podemos Ver - Os caminhos de uma garota francesa cega e de um jovem soldado alemão se chocam durante a Segunda Guerra Mundial.

 

Personagens

Aria Mia Loberti  - Marie-Laure

Lars Eidinger - Reinhold von Rumpel

Louis Hofmann - Werner

Hugh Laurie - Etienne

Mark Ruffalo - Daniel  

 

A História

Agosto de 1944. Aviões americanos bombardeiam a cidade francesa de Saint-Malo ocupada pelos nazistas. Em uma casa, uma menina cega lê Júlio Verne em uma transmissão de rádio, esperando que seu tio e seu pai voltem para casa. Não muito longe dela, num luxuoso hotel transformado em fortaleza, um soldado alemão ouve as suas palavras. O laço secreto que se forma entre os dois acaba virando uma semente de esperança nesse cenário tão terrível.  

Toda Luz Que Não Podemos Ver  

Pode Ver Sem Medo?

Baseada no livro vencedor do Prêmio Pulitzer, a minissérie de 4 episódios da Netflix "Toda Luz que Não Podemos Ver" conta a história de Marie-Laure Leblanc, uma jovem francesa cega que se refugia com o pai e o tio em Saint-Malo durante a Segunda Guerra Mundial, e de Werner, um adolescente alemão com um talento especial para consertar rádios, que é recrutado pelo exército de Hitler.

Com direção de Shawn Levy, a minissérie é estrelada por Louis Hofmann (um ator alemão que ficou conhecido pelo seu papel em Dark) que não deixa dúvidas de seu talento nessa atuação brilhante aqui, além de Mark Ruffalo e Hugh Laurie (nosso eterno Dr House) que não decepcionou, ele e Ruffalo entregam atuações simples e profundas, além da estreante Aria Mia Loberti, que sem dúvidas, é a grande estrela do show.

A série é muito bem produzida, um dos requisitos quando se trata do gênero guerra, é ter um cenário que condiza com a época e nos convença do que está acontecendo. Toda a ambientação é primoroza, no entanto, uma grande falha ficou por conta do idioma. Estamos na frança, com uma ocupação alemã, é inconcebível que os dois lados falem o inglês fluente, mesmo que haja algum sotoque do lado alemão, ainda mais sendo os atores alemães não custaria usar o idioma original. Da mesma forma os que representam o lado francês, esses nem o sotaque convenceu. Faz parecer um trabalho um pouco preguiçoso! Tira um pouco da veracidade dos atos. Mas não dá para desmerecer a série só por isso, ainda temos aqui uma história envolvente com seus personagens cativantes.

Em meio às trevas e ao horror da guerra, a “Luz” no título refere-se à esperança. Diferente de produções tradicionais sobre guerras, o foco aqui não está no campo de batalha e sim nas pessoas que estão envolvidas em meio ao caos. Trazendo para o primeiro plano as conexões humanas que estão além dos horrores da guerra.

Em tempos de guerra, onde a escuridão toma conta, Toda luz que não podemos ver é uma história que você pode sim, ver sem medo! As histórias de vida de Marie-Laure e Werner ao longo de mais de uma década, ilustram como as conexões humanas podem exercer um poder incrível durante os tempos mais sombrios, fazendo com que, por mais díficil que às vezes seja, ainda é possível crer na humanidade.

Afinal, como diz o professor, o mundo é um lugar lindo!!  

Curiosidades:

  • A estreia como atriz de Aria Mia Loberti. Ela era candidata ao doutorado quando fez o teste para uma convocatória aberta para atrizes cegas ou com deficiência visual. Seu cão de serviço a acompanhou durante as filmagens em Budapeste.
  • Todos os atores alemães se dublaram na dublagem alemã do filme.

 

Avaliações:

IMDB – 7,8

Rotten Tomatoes – 22%

 

Onde assistir?

Toda Luz Que Não Podemos Ver está na Netflix com 4 episódios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *