DNA do Crime (2023)
Categorias
DNA do Crime (2023)

DNA do Crime - Um grupo de agentes federais vai ter que arregaçar as mangas e desenrolar a investigação de um roubo espetacular.

 

 

Personagens

Maeve Jinkings  - Suellen

Thomas Aquino  - Sem Alma

Rômulo Braga  - Benício

Pedro Caetano  - Rossi

 

 

A História

Após um assalto de proporções épicas nas instalações de uma empresa de segurança privada no Paraguai, agentes federais da sucursal de Foz do Iguaçu iniciam uma complexa investigação. Seguindo o rasto das amostras de DNA que recolhem, descobrem um vestígio que liga o roubo no país vizinho a outros crimes recentes, desvendando um plano ainda maior que envolve elementos criminosos de ambos os países.   

 

DNA do Crime

 

Pode Ver Sem Medo?

DNA do Crime é uma série inspirada na história verídica de um mega roubo na fronteira entre Brasil e Paraguai em uma das melhores séries nacionais da Netflix.

E olha que quem está falando isso é alguém que não é fã de produções nacionais!

A trama acompanha o assalto à Prosegur, uma empresa de segurança responsável pelo transporte de dinheiro para bancos, que aconteceu em 2017 na divisa entre os dois países - Brasil e Paraguai. Na época, o crime foi creditado ao PCC, facção de São Paulo responsável por ações semelhantes.

A série começa com Benício (Rômulo Braga), detetive da Polícia Federal, falando sobre as fronteiras que unem criminosos e policiais “em uma guerra mortal que causa estragos em ambos os lados, que todo mundo fala o que entra no Brasil vindo do Paraguai mas que ninguém conta o que o Brasil manda pro Paraguai”. Enquanto isso, vemos uma “superequipe” de criminosos atravessando Ciudad del Este para arrombar um cofre que carregava toneladas de dinheiro estrangeiro. E Benício quer vingança porque essas gangues mataram seu parceiro em uma invasão e fuga na prisão de Foz do Iguaçu.

E a partir daí vai se desenrolar toda a trama da série em busca dos criminosos para evitar que outros roubos sejam planejados e executados. E uma busca pessoal por vingança pela morte do agente Santos.

A cena da perseguição ao grupo e o tiroteio que se desenrola logo no início é cinematográfica, de tirar o fôlego. E sabemos, como bons brasileiros, que não houve exageros!

Uma grande coisa aqui é que o fato da série ser apenas inspirada em acontecimentos reais o que permitiu uma liberdade maior de criação para a história. Criando uma identidade própria para os acontecimetos que não ficaram restritos somente a perseguição criminal.

Além de mostrar como as análises de DNA dos materiais genéticos dos bandidos envolvidos no caso da Prosegur foram fundamentais para desvendar vários outros crimes relacionados, até mesmo para prendê-los.

O roteiro da série é bem amarrado e até um tanto complexo, achei hilário quando li uma crítica americana dizendo o quanto foi díficil entender a dinâmica do que estava rolando na fronteira Brasil- Paraguai, pois eles não tinham menor conhecimento da dinâmica do crime por aqui e de associar quem era quem na organização criminosa.

Confesso que isso também foi meio confuso pra mim, tantos codinomes, sem alma, bigode, mamute, roleta, alvinegro... quem é quem pelo amor de Deus... demora um tempo pra gente se achar no meio de tanto bandido.

Fato é que a série é muito bem produzida, com sequências de ação e perseguições memoráveis. Algumas brechas fazem parte, e nos deixam questionando algumas premissas. Mas não comprometem o todo.

E quem gosta de ação não vai se decepcionar, ao todo a equipe usou 1.829 armas e 95 litros de sangue artificial, além de 146 veículos, entre carros, motos, caminhões, barcos e aviões. Já as explosões, foram nove no total. Ou seja é uma série de tirar o fôlego que você pode ver sem medo! E com um caderninho pra anotar o nome dos bandidos!

 

 

Curiosidades:

  • A série mais cara já produzida pela Netflix no Brasil.

 

Avaliações:

IMDB – 6,6

Rotten Tomatoes – ----%

 

Onde assistir?

DNA do Crime está na Netflix com 8 episódios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *