“Girls Just Want to Have Fun”: 40 anos de sucesso
Categorias
“Girls Just Want to Have Fun”: 40 anos de sucesso

“Girls Just Want to Have Fun”: 40 anos de sucesso

O primeiro single de Cyndi Lauper se tornou um sucesso nas rádios e na MTV – e continua sendo um querido hino feminista.

“Girls Just Want to Have Fun”: 40 anos de sucesso  

Quando Cyndi Lauper estourou com “Girls Just Want to Have Fun”, ela estava mais do que pronta para caminhar ao sol. Lauper lançou sua carreira de cantora no final dos anos 1970 como parte do Blue Angel, mas o álbum de estreia do grupo em 1980 fracassou e problemas legais com seu empresário a levaram a pedir falência.

Ela teve vários empregos ocasionais, incluindo garçonete no IHOP, antes de conseguir um contrato de gravação solo e lançar She's So Unusual em outubro de 1983. “Girls Just Want to Have Fun” quase não entrou no álbum: Lauper sentiu que a música , escrito por Robert Hazard, enfatizou as mulheres como companheiras sexuais.

“Não foi certo para mim”, disse Lauper ao The Hollywood Reporter no início deste ano.

Ela mudou de ideia depois de buscar um som da Motown e ajustar a letra, o que ajudou a rebatizá-la como uma proclamação de que as mulheres merecem desfrutar dos mesmos prazeres que os homens.

Como seu primeiro single, “Girls” entrou na Billboard Hot 100 na 80ª posição em 17 de dezembro. Seu videoclipe, apresentando o amigo de Lauper e lutador profissional, Capitão Lou Albano, no papel de seu pai, ajudou a levar a música ao segundo lugar para se tornar um sucesso que definiu uma geração.

 

Diz Alison Ellwood, diretora do recente documentário de Lauper, Let the Canary Sing: “Quarenta anos depois, ‘Girls’ continua sendo um hino feminista, capacitando meninas e mulheres a usarem suas vozes para desafiar ataques contra suas mentes e autonomia corporal”.

Quem é fã de músicas dos anos 80, sabe que esse não pode faltar em nenhuma playlist!      

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *