Berlim (2023)
Categorias
Berlim (2023)

Berlim - Só há duas coisas que podem transformar um dia de cão em um dia perfeito: amor e dinheiro, muito dinheiro.

 

Personagens

Begoña Vargas  - Cameron
 
Najwa Nimri  - Alicia
 
Pedro Alonso  - Berlim
 
Itziar Ituño  - Raquel
 
 
 
 
 

 

A História

De volta à sua idade de ouro antes dos acontecimentos de "A Casa de Papel", Berlim e uma gangue magistral se reúnem em Paris para planejar um dos roubos mais ambiciosos de todos os tempos.

 

Berlim

 

Pode Ver Sem Medo?

 

Apesar de sucumbir a uma doença terminal na segunda temporada de “A Casa de Papel”, Berlim permaneceu uma presença proeminente durante todas as três temporadas do drama criminal, aparecendo em flashbacks, e foi o favorito dos fãs até o fim. Agora ele está de volta, mais jovem e com algumas diferenças importantes.

“O novo tom é mais cômico, mais romântico; há algo mais leve em seu DNA.” Disse Alonso, o ator que intepreta magistralmente o Berlim.

Ocorrendo muito antes da primeira temporada de “A Casa de Papel”, a nova série mostra Berlim no auge de sua carreira de ladrão, orquestrando um novo assalto, desta vez em Paris, para roubar jóias no valor de quase 44 milhões de euros da maior casa de leilões de França.

No entanto, há um segundo elemento nesta trama abrangente. Berlim, o aparente romântico desesperado com traços altamente narcisistas, sofreu o divórcio de sua terceira esposa antes do roubo. Ele está com o coração partido.

Isso leva Berlim a tentar cortejar uma mulher chamada Camille (Samantha Siqueiros). Ela é casada com um homem chamado Polignac, que também é alvo de Berlim, pois detém os dados de entrega de todas as joias para o leilão.

Temos Pedro Alonso reprisando seu papel, interpretando o notório anti-herói, que é assustador, inteligente, misógino, desagradável e quase um psicopata. Tudo isso com um charme que só Pedro sabe fazer.

Aqui Berlim lidera o seu próprio assalto, que ele quer realizar reunindo um grupo de ladrões semicompetentes e um mentor, Damian [Tristan Ullao], que é quase um personagem parecido com um professor.

Os paralelos na série são abertamente reconhecidos e os personagens não são todos banais; um exemplo é Keila (interpretada por Michelle Jenner), uma adição nova e distinta como uma hacker tímida. No entanto, parece uma piada interna que o personagem Roi (interpretado por Julio Peña Fernández) especialista em abrir fechaduras, tenha um nome que é um anagrama de Rio, personagem interpretado por Miguel Herrán na série original.

Ainda temos Cameron (Begoña Vargas) que recém saiu de um hospital psiquíatrico e está no grupo como uma estagiária para ser ladra e Bruce (Joel Sánchez) que é pau pra toda obra e faz o que for preciso, completando o time de ladrões.

No primeiro episódio a série parece entregar aquilo que esperamos, um plano astuto e mirabolante para obter as joias. Agora é só esperar que o bando coloque em prática todas as operações necessárias para invadir e roubar a casa de Leilão.

Mesmo que para isso precisem se passar por arqueólogos e religiosos estudiosos para escavar uma antiga igreja de Paris que servirá de passagem para o cofre da casa de Leilão.

Mas eis que a história parece tomar um novo rumo, um Berlim apaixonado!!!!

E depois de vários e vários devaneios sobre o que é o amor para ele e o professor Damian, o roubo em si passará para plano de fundo dessa história romântica e bizarra entre Berlim e Camille.

Para um homem que pode planejar assaltos geniais e tem um nível de autoridade, juntamente com um rizz bem articulado, você se pergunta por que ele está tão facilmente disposto a arriscar um assalto depois de ver uma mulher dançar em sua sala de estar uma vez. Não faz sentido nem um pouco.

Ainda temos aqui boas sacadas, como os flasbacks do grupo traçando o plano para o assalto e como superar cada obstáculo que está por vir.

E claro, o humor presente se torna quase uma constante, mas o sarcasmo de Berlim ainda funciona bem para segurar muitas das cenas enfadonhas!!!

Mas como se não bastasse um caso romântico no meio do maior assalto de Paris, ainda teremos mais 3!!!!

Por incrível e mais bizarro que pareça, todos da gangue resolveram devanear sobre o amor e tentar sair dessa com um parceiro ou parceira!!!

Não sei, deve ser a água de Paris que traz todo esse romantismo à tona de forma comunitária!

Mas deixando essas histórias bem cansativas e superficiais de lado, ainda teremos a presença de duas personagens da Casa de Papel, as subintendentes Alicia e Raquel!

Nesse momento conseguimos retomar a emoção do roubo e suas consequências! Já que ficou um grande buraco entre o começo e o fim da série.

A série é bem filmada e o orçamento pôde permitir ótimas locações e cenários. O elenco também é bom, o que ficou a desejar foi o roteiro mesmo.

Berlim não apenas deixa de cumprir o legado de A Casa de Papel ele tropeça e cai.

Embora não traga nada de novo ao gênero assalto, o charme e sarcasmo de Alonzo como Berlim faz com que valha a pena assistir a prequela para os que são fãs de A Casa de Papel e do personagem, então nesse caso, você pode ver sem medo.

 

 

Curiosidades:

  • Uma das cenas de ação mais complexas de “Berlim”, é uma corrida de carros em um aeródromo de Paris, onde Roi e Camerón desafiam dois locais em um racha de carros, as meninas amarradas em esquis presos aos tetos dos automóveis. Estes tiveram que ser reforçados, e as dublês ficaram presas por arneses de quatro vias e auxiliadas por uma máquina de vento na parte traseira do carro para se levantarem a velocidades de 190 km/h.

 

Avaliações:

IMDB – 7,3

Rotten Tomatoes –  73% audiência

 

Onde assistir?

Berlim está na Netflix com 8 episódios.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *