Uma Questão de Química - Situado no anos 50, o sonho de Elizabeth Zott de ser cientista é suspenso quando ela se vê grávida, sozinha e demitida do laboratório.
Personagens
Brie Larson - Elizabeth Zott
Lewis Pullman - Clavin Evans
Aja Naomi King - Harriet
Stephanie Koenig - Fran
Patrick Walker - Reverendo
Alice Halsey - Mad
Kevin Sussman - Walter
Rainn Wilson - Phil
Beau Bridges - Harry
A História
Ambientado no início dos anos 1950, “Lessons in Chemistry” segue Elizabeth Zott, cujo sonho de ser cientista é colocado em espera em uma sociedade patriarcal. Quando Elizabeth é demitida de seu laboratório, ela aceita um emprego como apresentadora de um programa de culinária na TV e se propõe a ensinar a uma nação de donas de casa negligenciadas - e aos homens que de repente estão ouvindo - muito mais do que receitas.
Pode Ver Sem Medo?
Uma questão de Química conta a história de Elizabeth – baseada no romance extremamente popular de Bonnie Garmus de 2022. Essa série Apple TV + tem oito partese é estrelada por Brie Larson. Que caiu como uma luva nesse papel. Na minha opinião, o melhor dela!!!
No início da década de 1950, Elizabeth é técnica de laboratório no fictício instituto químico Hastings, em Los Angeles, embora um flash-forward nos diga que ela nem sempre terá suas credenciais diminuídas por supervisores masculinos condescendentes.
Impedida de concluir seu doutorado, ela é forçada a trabalhar como técnica de laboratório humilde, buscando café e limpando tubos de ensaio para seus medíocres colegas do sexo masculino.
Elizabeth é uma das melhores químicas do laboratório – não a melhor química; esse título pertence ao fechado Calvin Evans indicado ao Prêmio Nobel - mas ninguém confia em nenhuma mulher o suficiente para lhe dar as oportunidades que ela merece. As mulheres são secretárias, não cientistas.
Ela faz algum progresso em sua própria pesquisa depois do expediente. Ninguém se importa o suficiente com ela para realmente prestar atenção, mas como ninguém está dando atenção a ela, eles também não a impedem.
Elizabeth se apaixona por Calvin, e eles compartilham o amor por seu trabalho. Calvin é o único homem no instituto que acredita que ela é tão inteligente quanto os homens e a ajuda a navegar no local de trabalho dominado pelos homens.
Seu talento e humor divertido são páreo para os dele. Eles se mudam, adotam um cachorro que chamam de Seis e Meia e decidem nunca se casar e ter filhos, preferindo a devoção à química e aos exercícios de remo que ocupam as poucas horas de folga. Mas não é bem isso que o destino reserva para eles.
Em parelelo conchecemos a vizinha de Calvin, Harriet Sloan (Aja Naomi King de How to Get Away With Murder), que é uma brilhante assessora jurídica, que está a organizar membros do seu enclave predominantemente negro e de classe média numa campanha para impedir a construção de uma autoestrada que atravessa a comunidade – uma comunidade que os políticos locais rotularam de “arruinada”, apesar da sua evidente riqueza.
A história de Harriet muitas vezes parece desconexa da trama central, parecendo apenas um pano de fundo. Mas ela estará presente e será importante na vida de Elizabeth à medida que o tempo passa.
Avançando sete anos e com várias reviravoltas do destino, uma Elizabeth desempregada e mãe solteira, sendo uma cozinheira talentosa que trata a cozinha como um laboratório - se depara com uma grande oportunidade.
Uma estação de TV local precisa de uma apresentadora de programa de culinária e, embora ela não anseie exatamente pela fama, ela precisa do dinheiro. Sua presença no Supper at Six, onde ela chama os ingredientes pelos nomes químicos e leva a sério o preparo dos alimentos como um trabalho, é algo totalmente novo.
E ela geralmente tem a coragem de desafiar um executivo machista (interpretado por Rainn Wilson que conhecemos bem no The Office) que quer que ela endosse produtos de patrocinadores de má qualidade e tem ideias como: “No final de cada show, ela deveria preparar um coquetel para o marido”. Os homens tendem a odiar o programa, mas as mulheres adoram. E Elizabeth se torna uma celebridade, usando calças e seu evental de laboratório!!!
Na mesma época, sua filha Mad (Alice Halsey, de fato uma atriz prodígio pra sua idade), agora uma preciosa e precoce menina de 7 anos, parte em busca de respostas sobre o pai que ela nunca conheceu. A série avança e retrocede cada vez mais no tempo, traçando os caminhos que levaram esta família pouco ortodoxa até onde está.
A série é lindamente filmada, a produção e o figurino de meados do século são exuberantes e os temas que aborda (sexismo, plágio, luto, maternidade, racismo) são extremamente importantes e relevantes até hoje.
Uma questão de química é inegavelmente comovente, e parece um exame épico e expansivo da formação de uma mulher que continuou a lutar contra todas as algemas sociais que a impediam.
Essa série traz romance, drama, comédia, questões sociais, humanas tudo regado com muito tempero e na dose certa.
E se ficou com um doce gostinho de quero mais! Então já sabe, pode ver sem medo!
E "crianças arrumem a mesa, sua mãe precisa de um momento para si."
Curiosidades:
- Brie Larson e Rosemarie DeWitt estrelaram juntas como sobrinha/tia em “United States of Tara”.
- Quando há closes das mãos de Elizabeth enquanto prepara a comida, eles pertencem à consultora de alimentos e chef Courtney McBroom. Ela também preparou toda a comida que Elizabeth faz na série. Brie Larson é a melhor amiga de Courtney e perguntou se ela estaria interessada em se envolver na produção.
Avaliações:
IMDB – 8,3
Rotten Tomatoes – 84%
Onde assistir?
Uma Questão de Química está na AppleTV com 8 espisódios.