Garoto Devora Universo - Em Brisbane, nos anos 1980, um garoto precoce e seu irmão seletivamente mudo embarcam em uma odisseia suburbana de amor, redenção e retribuição depois que sua família é destruída por um traficante de drogas.
Personagens
Travis Fimmel - Lyle
A História
Brisbane, 1985: um pai perdido, um irmão mudo, uma mãe viciada, um traficante de heroína como padrasto e um criminoso notório como babá. Não é como se a vida de Eli Bell já não fosse complicada o suficiente. Ele está apenas tentando seguir seu coração e entender o que significa ser um bom homem, mas o destino continua jogando obstáculos em seu caminho.
Baseada no livro de Trent Dalton, Best Seller homônimo.
Pode Ver Sem Medo?
Boy Swallows Universe ou Garoto Devora Universo é uma série limitada de televisão australiana para a Netflix.
Ela começa com uma brutal invasão de casa que termina em um congelamento repentino, como diz o protagonista pré-adolescente Eli (Felix Cameron) em uma voz alegre 'sabe, a vida é realmente diferente quando você cresce em uma família de bandidos'.
O que me animou assistir foi o fato de ter um protagonista mirim a frente, adoro filmes e séries com crianças prodígios dando um show de interpretação. Me lembrou Home Before Dark, com a astuta Hilde desvendando crimes da cidade.
Aqui o nosso garoto esperto é o Eli, que tem 13 anos e precisa lidar com uma família disfuncional em último estágio.
O atual padrasto de Eli, Lyle (Travis Fimmel), é um traficante de drogas de baixo escalão que tenta ser um bom pai.
Sua mãe, Frankie (Phoebe Tonkin), é a mãe perfeita agora que ela está livre da droga.
E sua babá, o antigo companheiro de prisão de Lyle, Slim Halliday (Bryan Brown, interpretando um personagem baseado em um crime real conhecido de Dalton), passou um longo período atrás das grades por um assassinato que ele diz não ter cometido. Obviamente o sistema de justiça discordou.
E seu imão mais velho, Gus, que é um garoto inteligente e criativo que não fala, sem motivos aparentes, ele se comunica escrevendo frases no ar, como “seu fim é um pássaro azul morto”, essas frases que só fazem sentido mais tarde. Ele tem um tipo de poder de ver cenas que irão acontecer.
Além de sua família, ele tem o atencioso amigo Alex (interpretado pelo rapper Briggs) que ele se corresponde por cartas, pois Alex está preso e fornece conselhos úteis da prisão, como por exemplo o código de prisioneiros, não se meter e manter a boca fechada.
Aliás conselho esse que resultará em uma cena bem perturbadora logo no episódio 1 com o diretor da escola. Mas que também dará acesso ao ambiente em que ele precisa entrar para salvar sua família.
Após a cena inicial, voltamos a 6 semanas antes do ocorrido, e Eli logo descobrirá que seu padrasto está traficando novamente e entra em pânico com o risco de sua mãe voltar a usar drogas.
Confesso que esse primeiro episódio quase me fez desistir de continuar a ver, mas quase no final, quando Eli confronta Lyle sobre ele está traficando novamente, Eli, com uma interpretação visceral, faz você chorar junto com ele em seu discurso. E em meio a um choro compulsivo ele diz: tenho muitas lágrimas dentro de mim. Não dá pra segurar!
A partir daí continuei a assistir, ali ficou claro o propósito, como uma criança pode prosperar vivendo em um meio que a desfavorece a cada momento? E era isso que eu queria descobrir!
Primeiro veremos Eli tentando manter sua mãe longe das drogas e ajudando seu padrasto e vender as drogas para que ele tenha algum controle sobre a situação, depois veremos ele tentando se adaptar a uma vida com o pai alcoolatra que não tinha mais contato, enquanto sua mãe está presa e Lyle sequestrado, anos mais tarde, veremos Eli tentando descobrir o que aconteceu com seu padrasto e expondo os culpados da rede de tráfico.
Essa é uma história que se desenvolve com muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo, mas que no centro de tudo está Eli e seu irmão lidando com tudo ao redor.
Muito do que virá para o final será bem previsível e até clichê, mas você continuará assistindo para por um ponto final na história.
O ponto mais forte aqui, sem dúvida, é o elenco que esbanja competência e carisma.
Eli teve que, de fato, engolir o universo inteiro pra dar conta de tanta coisa que rolou nessa série, talvez só um pedacinho fosse suficiente!
Se você curte histórias de irmandade, amor verdadeiro, família e a mais improvável das amizades essa aqui você pode ver sem medo! Um adolescente prestes a descobrir que tipo de homem ele vai ser.
Curiosidades:
- Filmando no subúrbio de Greenslopes, em Brisbane, de 1 a 3 de novembro de 2022.
Avaliações:
IMDB – 7,8
Rotten Tomatoes – 86%
Onde assistir?
Garoto Devora Universo está na Netflix com 7 episódios.