Stillwater - Em Busca da Verdade: Um pai viaja de Oklahoma para a França para ajudar sua filha que foi presa por assassinato.
Personagens
A História
Bill Baker (Matt Damon) viaja de Oklahoma a Marselha para visitar sua filha Allison (Abigail Breslin). Presa por um assassinato que ela afirma não ter cometido. Allison aproveita uma nova dica que pode inocentá-la e pressiona Bill para contratar sua equipe jurídica. Mas Bill, ansioso para provar seu valor e reconquistar a confiança de sua filha, resolve o problema por conta própria. Ele é rapidamente frustrado por barreiras linguísticas, diferenças culturais e um sistema jurídico complicado até conhecer a atriz francesa Virginie (Camille Cottin), mãe de Maya (Lilou Siauvaud), de oito anos. Juntos, estes aliados improváveis embarcam numa viagem de descoberta, verdade, amor e libertação.
Pode Ver Sem Medo?
Esse filme foi vagamente inspirado no caso de Amanda Knox - que passou quase quatro anos em uma prisão italiana depois de ser condenada pelo assassinato de um colega estudante de intercâmbio em 2007, embora mais tarde tenha sido exonerada.
No início de “Stillwater”, Bill Baker (Matt Damon), um trabalhador da construção civil de Oklahoma, está entre os restos de uma casa que foi recentemente destruída por um tornado.
Ele viaja para Marselha para visitar sua filha na prisão, que está há cinco anos presa pelo assassinato de sua namorada, Lina, que conheceu enquanto estudava em Marselha.
O caso de Allison ganhou as principais manchetes. Ela insiste que é inocente e Bill acredita nela. Durante a visita ela quer que ele entregue uma carta ao seu advogado.
Está em francês, que Bill não consegue falar e nem ler nesse idioma. A carta descreve como alguém ouviu o verdadeiro assassino em uma festa dizer que esfaqueou a mulher até a morte, e agora que sabem quem é esse homem, tudo o que precisam é prendê-lo e testar seu DNA.
De volta ao hotel, Bill faz amizade com Virginie e sua filha Maya, de 9 anos, no quarto vizinho. Ela traduz a carta para ele.
Mas os advogados de Allison descartam essa nova pista por não ter evidências concretas.
Bill reza, é educado e acredita em fazer a coisa certa. E se Allison diz que é inocente, então a coisa certa aos olhos desse cara temente a Deus é ajudá-la a provar isso.
Então ele decide caçar Akim pessoalmente, sem pensar no que acontecerá a seguir.
Durante sua busca por evidências que possam inocentar sua filha, ele precisará lidar com a barreira do idioma, e também as barreiras sociais, raciais, culturais e políticas das pessoas naquele país.
Virginie ajudará Bill a enfrentar essas barreiras para ajudar sua filha.
Para isso, Bill decide ficar em Marselha. Ele vai morar com Virginie e Maya, aprendendo algumas palavras em francês e sendo um faz-tudo pela casa.
Durante sua busca pela verdade o pai solteiro e autoproclamado idiota, Bill tem uma segunda chance de ser pai com a filha de Virginie. E de ter uma vida normal com elas.
Aceitação é algo difícil de conseguir, mas mesmo a menor medida dela pode mudar a maneira como você vê o mundo.
E quanto mais perto da verdade e justiça tão sonhada para sua filha, mais ele estará num caminho sem volta em que precisará abrir mão do que conquistou, diante das reviravoltas que virão no caso.
A atuação de Damon é o que torna esse filme tão emocionante, os tons de olhar focado que ele faz são impressionantes, pois ele canaliza raiva, insegurança ou amor.
Damon pode capturar as emoções inseguras deste homem quebrado pela vida e ao mesmo tempo pode abrir as comportas para transmitir emoções comoventes. Sua química com o elenco é impressionante.
Há um mistério trágico no centro desta narrativa que traz muita tensão que desafia todos os personagens envolvidos. E quanto mais se aproxima do final mais fica claro que a verdade terá um preço a se pagar.
Uma mistura de thriller de um pai em uma missão junto com uma história comovente de peixe fora d'água e, em seguida, um drama policial brutal.
Um filme cheio de dor, redenção e sofrimento que você pode ver sem medo!
Curiosidades:
- Abigail Breslin obteve sua carteira de motorista duas semanas antes do início das filmagens, pois uma cena exigia que ela dirigisse um carro.
- Matt Damon e sua equipe foram aplaudidos de pé por 5 minutos no 74º Festival de Cinema de Cannes, onde o filme estreou (julho de 2021).
Avaliações:
IMDB – 6,6
Rotten Tomatoes – 75%
Onde assistir?
Stillwater - Em Busca da Verdade está na Netflix.