Alarme de Incêndio (2024)
Categorias
Alarme de Incêndio (2024)

Alarme de Incêndio - Um dia escolar aparentemente normal termina em um desastre impensável quando um incêndio misterioso ocorre no almoxarifado da escola.

 

 

Personagens

 
 
 
 
 
 

 

A História

Em uma escola restrita para meninas, um incêndio misterioso arde fora de controle. O caos, o pânico e a confusão prevalecem entre alunos e professores. Agora todo mundo está questionando se foi um acidente ou incêndio criminoso.      

 

Alarme de Incêndio

 

Pode Ver Sem Medo?

O filme acompanha a rotina de uma escola de garotas na Arábia Saudita. Logo de cara, nota-se como a escola é um espaço diferente do resto do mundo lá fora: enquanto elas andam nas ruas cobertas da cabeça aos pés, na escola elas podem ficar sem véu ou hijab -- apenas com o universo da escola.

Assim que os funcionários e as alunas entram na escola, um guarda tranca o portão durante o dia letivo. A escola conta com uma excelente equipe com o objetivo de oferecer a melhor educação para essas jovens. No entanto, como toda escola, esta também tem alunos problemáticos e muitos casos de bullying. Os professores estão fartos dos seus constantes problemas e, apesar dos vários avisos por violação da conduta escolar, três das piores alunas muitas vezes escapam impunes.

É possivelmente inspirado no incêndio da escola feminina de Meca em 2002, com a escola rígida só para meninas, os portões fechados e o cigarro sem vigilância, mas o filme começa com um aviso dizendo que os personagens e certos aspectos da história são fictícios.

Amira é uma das alunas brilhantes que sempre foi a aluna do mês, fazendo com que os outros a invejassem. Em particular, Heba, Mona e Masheal sempre encontram motivos para intimidá-la. Rana, filha da diretora da escola e melhor amiga de Amira, observa tudo, mas dificilmente fala contra os agressores. Em parte também porque sua mãe sempre estabeleceu padrões elevados para ela, e entregar-se a coisas mesquinhas não está em sua lista de afazeres.

O bullying chega ao próximo nível quando Amira, um dia, fica trancada dentro o almoxarifado e, de repente, o complexo da escola pega fogo. Enquanto Seham e os outros membros da equipe fazem o possível para evacuar as meninas para um local mais seguro, infelizmente o portão principal está trancado, o que não permite que ninguém saia do complexo.

Eventualmente, os bombeiros invadem a escola e encontram todos gravemente feridos. Uma das professoras, Afaf, que estava grávida na época, infelizmente, morre, e Amira, cujos gritos desamparados não foram ouvidos, também morre no depósito.

Nos dias seguintes, a polícia investiga o assunto – como começou o incêndio e como Amira ficou trancada no armazém, interrogando minuciosamente todos os funcionários e alunos, mas sem sucesso.

Quando a diretora decide reabrir a escola, ela resolve o problema com as próprias mãos e, junto com Seham (vice-diretora), começa a investigar tudo do zero.

O filme investiga o caos, o pânico que se seguiu e as escolhas problemáticas que alunos e professores enfrentam na sequência deste desastre inimaginável.

Também traz á tona como a cultura de um país e seus costumes podem interferir diretamente na vida daquelas pessoas.

Além de reflexões importantes sobre bullying, inveja, pressão dos pais e ética.

No final ainda contamos com uma reviravolta que te deixará pensando em tudo que aconteceu. Não é o melhor dos filmes, mas é uma história que vale ser vista e refletida.

 

 

Curiosidades:

  • Este filme foi baseado em acontecimentos reais na Arábia Saudita ocorridos em 2002.

 

 

 

Avaliações:

IMDB – 5,2

Rotten Tomatoes –  ----% 

 

Onde assistir?

Alarme de Incêndio está na Netflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *