Oscar merecido e necessário!
O drama britânico do Holocausto, Zona de Interesse, ganhou o Oscar de Melhor Longa-Metragem Internacional. Jonathan Glazer escreveu e dirigiu o filme, enquanto Ewa Puszczyńska e James Wilson o produziram.
Em seu discurso de agradecimento, Glazer disse: "Todas as nossas escolhas foram feitas para refletir e nos confrontar no presente. Nosso filme mostra onde a desumanização leva ao pior".
A Zona de Interesse segue um comandante de Auschwitz e sua esposa enquanto eles e sua família tentam construir o tipo de vida que sempre quiseram em uma propriedade perto de um campo de concentração. O filme também foi rodado no Campo de Concentração de Az-Birkenau.
O diretor aproveitou o agradecimento pelo Oscar de melhor filme internacional para fazer um paralelo entre sua produção sobre o Holocausto na Segunda Guerra e as mortes em Gaza no último anos.
O diretor ucraniano do documentário vencedor da noite, "20 dias em Mariupol", também usou seu discurso para falar sobre a guerra contra a Rússia. "Este é o primeiro Oscar na história da Ucrânia", afirmou.