A Saudade que Fica (2024)
Categorias
A Saudade que Fica (2024)

A Saudade que Fica - Após uma calamidade devastadora, uma mãe procura pelo filho desaparecido. Até descobrir que ela está morta.

 

Personagens

 
 
Nana Mori - Nana
 
 
Lily Franky - Michael
 
 

 

A História

Uma mulher procura seu filho desaparecido após uma calamidade, apenas para perceber que ela mesma morreu e agora está confinada a um reino de espíritos com questões inacabas no mundo dos vivos.

 

A Saudade que Fica

 

Pode Ver Sem Medo?

O título de The Parades só aparece na tela depois de meia hora. É aí que a história de nossos personagens realmente começa. Até este ponto, fomos apresentados a um mundo que parece familiar, mas que está isolado do mundo dos vivos.

Minako acorda em uma praia cheia de escombros. Enquanto procura por seu filho, Ryo, de 7 anos, ela se depara com um jovem chamado Akira, que lhe oferece ajuda e a leva para um novo local. Ela logo percebe a chocante verdade de que morreu.

O cenário é tipo um acampamento de férias abandonado com bangalôs pequenos e um bar ao ar livre, com vista para uma roda gigante enfeitada com lanternas. Um lugar para relaxar enquanto se contempla a eternidade.

Seus novos companheiros também estão presos entre mundos, incapazes de seguir em frente devido a assuntos inacabados com os vivos.

É aqui que Minako, uma repórter de TV e mãe solteira, se encontra após morrer no Grande Terremoto no Leste do Japão. Ela está desesperada para saber se seu filho sobreviveu ao desastre e perplexa com a atitude casual dos outros residentes – que incluem um escritor, um ex-yakuza, um produtor/ator e uma recepcionista de bar.

Durante o dia, esses "fantasmas" ficam livres para vagar entre os vivos, revisitando casas e locais de trabalho; Shori, o ex-yakuza, até comparece ao seu próprio aniversário de morte.

À noite, eles cantam karaokê, compartilham um guisado e bebem alguns drinks. Eles só poderão passar para o próximo mundo depois de fazerem as pazes com seus arrependimentos e questões inacabadas para com aqueles que deixaram para trás.

Apesar de lutar para aceitar plenamente esta nova realidade, Minako participa mensalmente de um “Desfile” ou The Parade, um encontro onde os espíritos espalhados pela terra se reúnem para ajudar uns aos outros a encontrar as pessoas que procuram, vivas e mortas, enquanto aprendem mais sobre seus companheiros falecidos ao longo do caminho.

Como isso realmente funciona nunca é explicado, embora permita algumas sequências atraentes de procissões iluminadas por luzes.

Em determinado momento chega uma novata ao grupo. O nome dela é Nana e ela é uma estudante do ensino médio que perdeu todas as esperanças e parece ter tirado sua própria vida. Ver o que acontece no mundo que ela deixou para trás é de partir o coração. 

Para a maioria dos personagens, essas reuniões são suficientes para chegar ao encerramento. Uma exceção é Michael, que resolve completar sua obra-prima inacabada.

Um filme de drama semiautobiográfico inspirado em seu passado estudantil ativista e no grande amor que ele deixou para trás, que veremos como um filme dentro do filme e isso oferece oportunidades para alguns hinos à magia do cinema.

Embora The Parades seja sobre esses "fantasmas" por aí, não é tanto um filme sobre a vida após a morte. É mais sobre a vida que eles tinham antes de morrer. O que eles fizeram e o que não fizeram. Em essência, trata-se de encontrar as razões pelas quais eles ainda estão aqui, quando deveriam estar do outro lado. Não neste lugar que fica em algum tipo de purgatório.

Este tipo de filme não é para todo público, é um filme mais contemplativo, tem um ritmo lento e calmo que não agradará a todos. Mas é um filme belo, cheio de reflexões e muita emoção. E tem um final surpreendente que se você der uma chance, pode ver sem medo!

 

 

Avaliações:

IMDB – 6,7

Rotten Tomatoes –  90%  audiência

 

Onde assistir?

A Saudade que Fica está na Netflix.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *