Mestres do Ar - Durante a Segunda Guerra Mundial, os aviadores arriscam as suas vidas com o 100º Grupo de Bombardeios, uma irmandade forjada pela coragem, perda e triunfo.
Personagens
A História
Durante a Segunda Guerra Mundial, os aviadores da Força Aérea do Exército dos EUA arriscam suas vidas voando em bombardeiros pesados B-17 "Flying Fortress" da Inglaterra para destruir a capacidade da Alemanha de continuar a guerra com o 100º Grupo de Bombardeios, uma irmandade forjada pela coragem, perda e triunfo.
Pode Ver Sem Medo?
Mestres do Ar, drama de guerra que está na AppleTv conta com 9 partes. A trama, estrelada por Austin Butler e Callum Turner, é baseada em uma história real.
Durante a Segunda Guerra Mundial, os aviadores da Força Aérea do Exército dos EUA arriscaram suas vidas voando em bombardeiros pesados B-17 da Inglaterra para destruir a capacidade da Alemanha de continuar a guerra com o 100º Grupo de Bombardeios, uma irmandade forjada pela coragem, perda e triunfo.
O “Centésimo Sangrento”, como ficaram conhecidos, se tornou famoso por incorrer em pesadas perdas durante seu envolvimento na guerra, bem como pelas personalidades coloridas de seus aviadores.
Filmes e séries com o gênero guerra me atraem demais, em especial, a 2ª Guerra. Não são produções fáceis, mas quando são bem feitas viram obras-primas, pois exigem muitos detalhes e sendo o pano de fundo uma história real, a atenção a eles é fundamental.
E a beleza dessa série está sobretudo na produção, nas roupas, no cenário, na trilha sonora, em toda a ambientação que não te deixam dúvida de estar naquela época, a película azulada completa a sensação.
Você fica imaginando o quanto de pesquisa precisou ser feita para que a história fosse retratada o mais fiel possível. E ponto super positivo aqui foi manterem os diálogos nos seus idiomas originais, alemães, franceses, poloneses... nada disso de que todo mundo fala Inglês fluente. Isso contribui demais para a imersão na história.
E sim, é bem difícil saber quem é quem nas primeiras horas da série, logo eles estão dentro de seus B-17 iguais, com o mesmo uniforme e o rosto coberto pelas máscaras de couro.
Na maior parte são os majores Gale, Curtis e Egan, pilotos no comando das tripulações americanas estacionadas em Suffolk que passaram a guerra realizando bombardeios cada vez mais perigosos sobre o norte da Europa entre 1942 e 1945. E o navegador Crosby, que passa maior parte do tempo vomitando nos voos enquanto tenta calcular as melhores rotas. E é através da narração de Crosby que saberemos dos detalhes of-set durante a série.
As centenas de homens de “Cetésimo Sangrento”, são mostrados aqui como jovens muito novos, alguns arrogantes e outros aterrorizados, forçados a se espremer em um tubo de metal fino e flutuar lentamente sobre a Alemanha enquanto um milhão de armas os despedaça por baixo.
E é impossível terminar de assistir sem um profundo sentimento de respeito pelo pesadelo sofrido por toda uma geração. Histórias de prisioneiros de guerra, histórias de fuga, histórias de romance e histórias de coragem e trauma sofridos por guerras que deviam ser evitadas e não cultivadas como, infelizmente, vemos até hoje acontecerem.
Sim, histórias de guerra precisam ser contadas, na esperança que um dia possamos aprender com o passado! E torcer para que não seja tarde demais.
Curiosidades:
- Três réplicas do B-17 foram construídas do zero para uso em filmagens. 2 eram réplicas exatas, a outra era um pouco maior para permitir mais espaço para a equipe de filmagem filmar certos ângulos do avião.
- Às vezes, o elenco que filmava nas réplicas dos B-17 ficava na cabine por até 7 horas, pois era muito difícil colocar e tirar os atores da cabine suspensa.
- O 100º Grupo de Bombardeios ficou conhecido como "O 100º Sangrento" devido ao grande volume de perdas que sofreu em missões de combate e à porcentagem mínima de sobrevivência.
- A série foi logisticamente um grande empreendimento, com mais de 3.000 equipes trabalhando nos 9 episódios. Steven Spielberg disse que este é o maior projeto em que trabalhou.
- Austin Butler teve apenas uma semana de folga entre a conclusão de Elvis (2022) e as filmagens de Mestres do Ar (2024).
- Com orçamento superior a US$ 250 milhões, Mestres do Ar (2024) é uma das séries de TV mais caras já produzidas.
- Callum Turner, Austin Butler e Nate Mann tiveram um dia em que aprenderam e praticaram especificamente uma sequência passo a passo de como sentar em seus assentos nas cabines do B-17. Como as cabines eram tão estreitas e apertadas, os atores tiveram que acertar a maneira exata como se sentar no assento do piloto.
- As cenas de voo foram filmadas em réplicas de B-17 com tecnologia conhecida como The Volume (usada em O Mandaloriano). Os B-17 foram suspensos a 15 metros de altura em um gimbal dentro de um palco de 360 graus com telas de painel de LED e teto contínuos. Os atores poderiam, portanto, reagir a explosões antiaéreas, acidentes e aviões voando em tempo real, enquanto o gimbal reagia simultaneamente aos cenários.
Avaliações:
IMDB – 7,9
Rotten Tomatoes – 85 %
Onde assistir?
Mestres do Ar está na AppleTV com 9 episódios.