Antracite - Um antigo caso é reaberto depois que um repórter desaparece, levando a filha dele a investigar uma cidadezinha assombrada por uma seita, segredos e mortes.
Personagens
A História
Em 1994, o suicídio coletivo de uma seita baseada em uma pequena aldeia nos Alpes chegou às manchetes... 30 anos depois, o assassinato de uma mulher assassinada de acordo com os rituais da estranha comunidade traz o caso à tona mais uma vez. O bode expiatório ideal, Jaro Gatsi, um jovem delinquente que veio para as montanhas para recuperar a vida, rapidamente se vê acusado do assassinato. Determinado a provar sua inocência, ele recebe a ajuda inesperada de Ida, uma geek excêntrica e ultraconectada que está à procura de seu pai desaparecido... Eles rapidamente entenderão que seu envolvimento neste caso não deve nada ao acaso, e que as respostas que encontrarão procuram estão enraizados nos segredos de seu próprio passado.
Pode Ver Sem Medo?
Na paisagem invernal dos Alpes franceses, as equipes da SWAT estão lá para invadir a casa, no vilarejo de Levionna, que é sede de um culto liderado por Caleb Johansson (Stefano Cassetti). Johansson acaba sendo o único sobrevivente em uma casa cheia de cadáveres, onde todos tiraram a própria vida. O culto estava sendo investigado depois que uma adolescente foi encontrada morta a pauladas, com manchas pretas de carvão no rosto.
Tudo parece quase esquecido quando uma mulher é assassinada trinta anos depois. Acontece que ela não é a única pessoa que desapareceu ou apareceu morta. Para esta mulher em particular, no entanto, ela foi morta seguindo rituais pelos quais o culto era conhecido. E quando um jornalista que investiga o culto é sequestrado, sua filha autoproclamada detetive da web segue para as montanhas determinada a encontrá-lo – e resolver o mistério por trás da série de assassinatos ritualísticos que assola a cidade.
Depois de recuperar os arquivos de seu pai em seu quarto de hotel, a tagarela e peculiar Ida vai a uma loja de esqui para encontrar o jovem em uma foto desses arquivos. Acontece que é Jaro (Hatik), que ela conhece por meio de suas próprias pesquisas e que seus colegas detetives da web disseram que ele está lá para cumprir sua condicional. Jaro afirma não saber por que o pai dela teria sua foto.
Logo a polícia local encontra o bode expiatório perfeito para esse novo crime, Jaro. Afinal ele saiu recentemente da prisão e apesar de estar apenas procurando colocar sua vida de volta nos trilhos, acaba sendo acusado de assassinato. E ele não ajuda muito por ter um temperamento terrível… e por ter uma conexão com o culto de 1994. Obviamente, ele quer provar sua inocência e é ajudado pela enérgica Ida.
Em pouco tempo, Jaro e Ida percebem que seu envolvimento neste caso está longe de ser acidental. Por fim, temos uma detetive de polícia, que também luta contra seus próprios demônios, que parece ser a única moradora local interessada em solucionar um caso envolvendo o culto nos dias atuais. Os três acabam trabalhando no mesmo caso de ângulos diferentes e com propósitos diferentes.
No começo a série pode parecer um pouco boba e que se trata de uma história mais cômica, mas então as coisas ficam muito sérias, muito rapidamente, à medida que Ida e Jaro começam a se aprofundar na investigação da morte da adolescente em 1994 e suas ligações com o assassinato de 2024 que acontece depois que Ida chega à aldeia.
A situação também fica séria quando vemos que Ida, que parece uma desmiolada que vive online e usa para resolver casos antigos, tira a peruca para mostrar que seu cabelo está voltando a crescer após rodadas de quimioterapia.
Na verdade, a série se torna um thriller muito bem construído, onde as linhas de tempo paralelas são muito bem organizadas e explicam de forma ordenada tudo o que precisamos para entender os acontecimentos do presente. Com muitas reviravoltas e um final inesperado você não irá se arrepender de assistir.
Curiosidades:
- Antracite é conhecido como carvão mineral em francês.
Avaliações:
IMDB – 6,1
Rotten Tomatoes – ---%
Onde assistir?
Antracite está na Netflix com 6 episódios.