Guerra Civil (2024)
Categorias
Guerra Civil (2024)

Guerra Civil - Em um futuro distópico, um grupo de jornalistas percorre os Estados Unidos durante um intenso conflito que envolve toda a nação.

 

Personagens

 
 
Cailee Spaeny - Jessie
 
Nick Offerman - Presidente
 
 
 

 

A História

Uma jornada através de um futuro distópico na América, acompanhando uma equipe de jornalistas militares enquanto eles correm contra o tempo para chegar a DC antes que facções rebeldes cheguem à Casa Branca.

 

Guerra Civil

 

Pode Ver Sem Medo?

Guerra Civil está nos cinemas e é um filme de Alex Garland que vem causando um Hype desde sua estreia nos EUA.

Mas logo de cara preciso alertar que se você for assistir exclusivamente baseado no trailer de divulgação, poderá se frustrar, porque ao contrário do que o título sugere, "Guerra Civil" não se enquadra como um filme de guerra estritamente.

Acredito que nem a escolha do título foi muito feliz para expressar a essência dessa história. Mas tudo isso não significa que o filme seja ruim, muito pelo contrário, ele oferece uma narrativa centrada nos horrores dos conflitos armados, na visão de quem não está lutando na linha de frente.

E independente da sua familiaridade com a política americana, quanto menos você sabe sobre o cenário político atual, mais a Guerra Civil faz sentido. Só que o problema é que o oposto também é verdadeiro.

Embora todos da equipe tenham deixando claro que esse não é um filme compartativo a nenhum político da vida real, fato é que o filme é lançado num ano eleitoral nos EUA e traz uma reflexão bem real, o que acontece quando a democracia falha e a violência preenche o vácuo?

E com esse pano de fundo acontecendo que Guerra Civil chega com tudo, o foco está menos nos soldados na linha de frente, ou mesmo nos políticos que dão as ordens, e mais nos repórteres que documentam tudo, enquanto o caos e a destruição tomam conta do país.

Para contar essa história, o filme se concentra em um pequeno grupo de quatro jornalistas que viaja de Nova York à Casa Branca na tentativa de falar com o presidente antes que as facções rebeldes cheguem lá, documentando o estado da união ao longo do caminho.

A trama gira em torno de um presidente fascista interpretado por Nick Offerman, que usa uma forma de retórica belicosa. Ele parece ter concedido a si mesmo um terceiro mandato e ordena ataques aéreos contra seus próprios cidadãos.

Nunca fica claro no filme por que a nação está lutando contra si mesma. Começamos com uma conversa vaga sobre “forças ocidentais” e uma aliança que parece implausível entre o Texas e a Califórnia, mas não há muito mais explicação para a construção do mundo. Tudo o que sabemos é que a América é um campo de batalha; os outros espaços em branco podem ser preenchidos como desejar.

Além de Kirsten Dunst, o filme é estrelado por Wagner Moura, Cailee Spaeny, Stephen Henderson, Sonoya Mizuno e Nick Offerman.

E é no grupo de jornalistas que devemos focar nosso olhar nessa história, que com suas atuações espetaculares nos fazem sentir além das imagens e ao mesmo tempo nos mostram o valor que tem uma imagem, o peso da eternidade que ela carrega.

Podemos ver as faces de uma mesma moeda reveladas em cada estágio profissional e de vida desses quatro.

O filme é uma meditação incrível e envolvente sobre o jornalismo de guerra. Eles estão fazendo um trabalho importante, e apesar de estarem no meio da ação, correndo os mesmos riscos que um soldado, a única coisa que eles podem fazer é registrar o que acontece, sem poder interferir ou fazer qualquer coisa a respeito.

Guerra Civil deixa de lado detalhes tradicionais sobre um conflito apocalíptico, focando na indiferença da humanidade diante do que se tornou comum. Se você busca uma história que te faça pensar nos efeitos da guerra nas vidas humanas então Você pode ver sem medo.

O filme faz agente questionar como chegamos a esse ponto de apatia, normalizando o caos e colocando os interesses pessoais acima de tudo. É uma bela reflexão em meio ao caos!

 

 

Curiosidades:

  • A fotografia principal começou em Atlanta em 15 de março de 2022. Em maio, a produção foi transferida para Londres.
  • O filme arrecadou US$ 26 milhões no mercado interno no fim de semana de estreia, mais do que qualquer outro filme da A24, superando Hereditário (2018), com US$ 14 milhões.
  • Foi também o primeiro filme A24 a estrear em primeiro lugar nas bilheterias.

 

Avaliações:

IMDB – 7,6

Rotten Tomatoes –  82%  

 

Onde assistir?

Guerra Civil está nos cinemas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *