Zona de Interesse - O comandante de Auschwitz, Rudolf Höss, e sua esposa Hedwig, se esforçam para construir a vida dos sonhos para sua família em uma casa com jardim ao lado do campo.
Personagens
A História
Polónia ocupada pelos alemães, verão de 1943. Mais do que tudo, Hedwig, uma infatigável mãe de cinco filhos, quer manter a sua vida bem organizada como está. Afinal, ela trabalhou até os ossos para criar um pedaço perfumado do paraíso para criar seus filhos, e nada mudará isso. Se ao menos o seu marido, o ilustre oficial SS e comandante de Auschwitz Rudolf Hoess, não estivesse sempre sobrecarregado com os seus deveres. Mas a perfeição é uma ilusão passageira. Quando o mal se torna banal e a apatia não exige esforço, o que separa o homem da besta?
Pode Ver Sem Medo?
Rudolf Höss (Christian Friedel) e sua esposa Hedwig (Sandra Hüller) moram em uma grande casa construída ao lado de Auschwitz, além do muro do acampamento.
Hoss fundou e dirige o acampamento enquanto desfruta de sua bela casa e todas as regalias proporcionadas pelo seu cargo de confiança.
A comida é abundante, o seu belo jardim é cuidado por empregados e, inclui uma piscina para as crianças brincarem, uma grande diversidade de plantas com flores (incluindo imponentes fileiras de girassóis) e uma extensa estufa.
Todos eles se acostumaram com os ruídos distantes que pontuam suas vidas diárias – tiros, gritos – enquanto os Hösses riem e vivem como se não houvesse amanhã.
Conhecemos pela primeira vez a família Hoss quando eles parecem excessivamente pálidos à luz do sol ao longo da margem de um lago. Está um dia lindo. Eles levaram seus dois filhos, duas filhas e o bebê para nadar e fazer um piquenique.
Quando chegam a casa, os grilos cantam no crepúsculo, o gorjeio suave misturando-se com os sons não muito distantes de tiros, gritos, motores a diesel e outros sons da indústria do genocídio sistemático.
É o aniversário de Hoss. As crianças ficam entusiasmadas em presentear-lhe um caiaque para três pessoas, tão novo que a tinta ainda está fresca.
Todos os oficiais do campo de Auschwitz se reúnem do lado de fora da porta dos fundos de Rudolf para lhe desejar feliz aniversário; seus superiores se reunirão mais tarde em seu escritório em casa para revisar os projetos de seu novo sistema de cremação em massa altamente eficiente.
É assim, mais um dia na casa da família Hoss. Até que ele diz a Hedwig que teve tanto sucesso na supervisão de Auschwitz que foi promovido de comandante a vice-inspetor. Eles terão que se mudar para Oranienburg, na Alemanha.
Ela fica furiosa. Você viu o jardim dela? Você já viu como as crianças estão felizes? Este é o sonho deles, ela argumenta, e é ainda melhor do que eles jamais imaginaram que seria. Por que alguém iria querer deixar isso?
O filme de Glazer é baseado no romance de Martin Amis e ele passou 10 anos pesquisando a casa dos Höss e a vida da família para recriar tudo com a maior precisão possível.
Esse filme é diferente dos filmes populares feitos para o grande público mas ao mesmo tempo ele parte do princípio que todos tenham a obrigação de saber o que aconteceu na Europa nos anos 30 e 40.
A proposta é demonstrar a teoria da “banalidade do mal” e vemos isso em cenas rotineiras como a roupa pendurada para secar ao sol, um dos filhos dando seu primeiro beijo nos fundos da casa, o arame farpado que adorna todas as paredes exteriores; a fumaça emitida por um trem que passa pela parte superior da tela.
Ou quando a esposa de Hoss leva sua mãe visitante pela horta da propriedade. Um grito fraco e angustiado interrompe a conversa. Ela faz uma pausa por um momento e depois continua. Ao melho estilo, pronto, passou, continuando...
Acho que já assisti ao maior número que pude de filmes com essa temática, é um assunto que me indigna e quanto mais souber sobre ele mais saberei sobre o que os seres humanos são capazes em determinadas condições.
Apesar da abordagem acho que este filme não está à altura de sua tarefa, a de revelar a decadência e a tirania, o que um ser humano é capaz fazer com seu semelhante.
Quando você já viu tudo sobre esse assunto, simplesmente insinuar o que está acontecendo não é o suficiente! É preciso chocar!
Curiosidades:
- Alexandria, a jovem polonesa que deixava maçãs para os prisioneiros famintos, tinha 90 anos quando conheceu Glazer e morreu pouco depois. A bicicleta que o filme usa e o vestido que a atriz usa pertenciam a ela.
Avaliações:
IMDB – 7,5
Rotten Tomatoes – 93%
Onde assistir?
Zona de Interesse está no Prime Video e Max.