O Caso Asunta -Depois que um casal comunica o desaparecimento da filha Asunta, de 12 anos, a investigação logo se volta contra os dois. Inspirada em eventos reais.
Personagens
A História
Em Setembro de 2013, as notícias e os jornais chocaram-nos com um caso horrível e altamente publicitado. Asunta Basterra (originalmente Fang Yong), uma menina de 12 anos de origem chinesa, havia desaparecido, embora 24 horas depois se soubesse que ela havia sido realmente assassinada. Seu corpo foi encontrado em uma trilha na floresta perto da casa de campo da família.
Pode Ver Sem Medo?
Vemos notícias de Roasario Porto (Candela Peña) e Alfonso Basterra (Tristán Ulloa) falando sobre a adoção de sua filha Asunta (Iris Whu), a primeira criança chinesa adotada na Galiza, região do norte da Espanha.
Seis anos depois, em 21 de setembro de 2013, vemos Rosario e Alfonso em uma delegacia. Asunta, agora com 12 anos, desapareceu uma hora antes, o que não é comum que ela faça.
Rosario e Alfonso agora estão divorciados, no dia 5 de janeiro de 2013, Alfonso descobriu a traição de sua esposa enquanto verificava seus e-mails. Posteriormente, no dia 8, discutiram e decidiram se separar, eles moram na esquina um do outro.
Como Asunta não está em nenhum dos apartamentos e não ligou, seus pais estão realmente preocupados com o fato de ela ter sido levada.
Mais tarde naquela noite, dois homens bêbados entram em um carro e saem de um pub. Eles param de repente ao ver o corpo de uma garota na beira da estrada. Os agentes da Polícia Civil Rios (Carlos Blanco) e Cristina (María León) são chamados para tratar do caso e, ao avistarem o corpo da menina, parece que ela foi amarrada e cuidadosamente colocada no local onde foi encontrada. Um barbante laranja foi largado às pressas nas proximidades.
Como a menina é asiática, Rios e Cristina a reconhecem como Asunta Basterra e visitam Rosário e Alfonso para contar. Rosário fica em estado de choque e Alfonso começa a soluçar.
Cristina descobre que eles possuem uma casa perto de onde Asunta foi encontrada; pertencia aos falecidos pais de Rosario, e nenhum dos pais de Asunta sabem como ela foi parar lá.
Enquanto os detetives levam o casal até aquela casa, o juiz Malvar (Javier Gutiérrez) chega à cena do crime, mas é chamado à casa de campo quando Rios encontra pedaços de barbante laranja em uma cesta de lixo.
A investigação revelou que Asunta foi sedada com 27 comprimidos de Lorazepan antes de ser asfixiada.
Entre isso e as evidências físicas que apresentam, Malvar começa a pensar que Rosario, com quem estudou direito, teve algo a ver com a morte de sua filha.
Assim que Malvar vê algumas imagens da câmera de segurança de um posto de gasolina onde parece que Asunta é a passageira de um determinado carro, ele ordena que a polícia prenda Rosário, mesmo que ela esteja no funeral de Asunta.
E a partir daí começam as investigações voltadas para os pais da menina.
O drama detalha como a polícia descobriu evidências de que os pais de Asunta poderiam ser os responsáveis por sua morte. O episódio final do drama segue o julgamento, ocorrido dois anos depois daquela noite de setembro que Asunta foi encontrada assassinada.
O penúltimo episódio tenta aprofundar as teorias sobre o que aconteceu naquela noite, com duas possibilidades dramatizadas nas últimas 24 horas antes da morte de Asunta. A primeira vê a mãe agir sozinha, enquanto a segunda vê a mãe e o pai planejarem o assassinato e agirem juntos.
A atuação de Ulloa e Peña em O Caso Asunta foi realmente o ponto crucial de toda a série pois cada canto do Caso Asunta gira em torno dos pais que eram os principais suspeitos da morte de sua filha. E só você fazendo uma conexão com esses personagens é que poderá analisar cada ato revelado.
É uma série emocionante para os fãs de crimes reais e dramas investigativos. Então, se você gosta de dramas policiais com um toque de realidade, você pode ver sem medo.
Certas partes da série foram verdadeiramente comoventes e irão mantê-lo na dúvida até o final, e possivelmente até depois disso.
Curiosidades:
- Inspirada em eventos reais.
- O tribunal considerou os pais culpados do assassinato de Asunta e os condenou a dezoito anos de prisão em 30 de outubro de 2015.
- Após ser condenada, Porto fez múltiplas tentativas de suicídio e, durante a permanência na prisão, foi internada na enfermaria do presídio por depressão. Ela foi colocada em programas de protocolo anti-suicídio nas três prisões onde cumpriu pena e manteve sua inocência até sua morte. Porto suicidou-se em 18 de novembro de 2020.
- Basterra cumpre pena de 18 anos na prisão de Teixeiro, na Corunha, Espanha.
Avaliações:
IMDB – 7,1
Rotten Tomatoes – ---%
Onde assistir?
O Caso Asunta está na Netflix com 6 episódios.